Afinal, como reduzir erros e custos na empresa? Confira essas 6 dicas

4 minutos para ler

Saber reduzir erros e custos na empresa é fundamental para que ela se mantenha competitiva e com um crescimento saudável. No entanto, essa é uma tarefa desafiadora para vários gestores, tendo em vista que, além de um planejamento financeiro eficiente, algumas estratégias precisam ser adotadas para alcançar os resultados esperados.

Apesar da sua importância, muitos não sabem quais medidas efetivas aplicar para chegar aos principais objetivos do negócio. Pensando nisso, elaboramos 6 dicas incríveis para ajudar nesse processo. Acompanhe!

1. Tenha um controle eficiente de estoque e logística

É muito importante analisar e identificar quais são os itens no estoque que se encontram parados e reduzir sua produção. Isso porque manter um estoque parado gera prejuízos financeiros, uma vez que os produtos ocupam espaço e podem ter o prazo de validade expirado.

Também é necessário estar atento aos gastos com logística e frete, já que, em alguns casos, a mercadoria pode ter um preço acessível, mas esses aspectos acabam aumentando o valor. Então, o recomendável é reservar um tempo para refletir sobre esses pontos para reduzir erros e custos na empresa. Contar com um software de gestão específico como aliado é uma boa ideia.

2. Monitore a produtividade dos colaboradores

As horas extras são um custo de bastante impacto no caixa da empresa que está diretamente ligado à produtividade. Quando os colaboradores não são tão produtivos, normalmente, precisam ficar além do horário para concluírem suas atividades.

Dessa forma, é preciso estar atento aos níveis de produtividade da equipe, avaliar a quantidade de tarefas concluídas, o tempo gasto por cada um e os índices de erros. Dependendo do que for encontrado, é possível definir metas e limitar o tempo excedente autorizado a ficar na companhia após a jornada de trabalho. Também é necessário estimular a produtividade, já que isso representa gastar menos e ter um melhor resultado.

3. Enquadre a empresa no regime tributário adequado

Não há dúvidas de que a carga tributária no Brasil é elevada e essa é uma responsabilidade que deve ser cumprida por qualquer negócio, considerando que a falta de pagamentos dos tributos pode gerar multas e demais problemas com o Fisco. Ocorre que muitas companhias acabam pagando valores a mais por não estarem enquadradas no regime de tributação mais apropriado às características do negócio.

São três opções disponíveis: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido. O que pode ser feito é contar com o auxílio de um contador, que vai analisar as principais questões da instituição, definir o melhor regime e diminuir esses gastos de forma legal.

4. Negocie com os fornecedores

Conheça e avalie os fornecedores dos seus concorrentes e procure as melhores condições. Caso fazer uma troca não seja a alternativa mais viável, tente uma negociação com seus parceiros, apontando que no mercado é possível encontrar opções que atendam suas demandas por melhores preços e formas de pagamento, fazendo uma pequena pressão sobre eles.

5. Evite misturar finanças pessoais com as contas da empresa

Um erro muito comum, mas que pode se tornar bastante grave, é misturar as contas particulares com as contas empresariais. Ao realizar retiradas em casos aleatórios sem averiguar o que é pessoal ou da empresa, isso influencia no controle do fluxo de caixa, impossibilitando a análise correta de entradas e saídas.

Para evitar que essa prática gere impactos negativos para o caixa da organização, o adequado é ter contas separadas.

6. Elabore metas de minimização de custos

Assim como demais funções, reduzir erros e custos na empresa deve ser uma meta realizável. Por exemplo, caso a conta de telefone esteja muito alta, é possível engajar a equipe a usar recursos gratuitos de comunicação, por exemplo, e-mails ou WhatsApp. Se os retrabalhos estiverem provocando muitos desperdícios, é possível tomar alguma medida para impedir os erros nas operações, como a aplicação de treinamentos.

Conseguiu entender a importância de reduzir erros e custos na empresa? Como pode perceber, além de um planejamento estratégico, existem diversas práticas que podem ser usadas para atingir e manter os resultados esperados e se destacar entre os concorrentes. Então, não espere mais para começar a aplicá-las agora mesmo.

Gostou deste post? Aproveite para seguir nossas redes sociais e ficar por dentro de tudo. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário