Saiba como montar um planejamento financeiro empresarial de qualidade!

7 minutos para ler

O planejamento financeiro empresarial é um procedimento especial que deve ser colocado em prática pelos gestores e empresários. Trata-se de uma estratégia de fundamental importância para gerenciar as finanças e manter a continuidade das atividades de uma empresa.

De fato, planejar um negócio faz toda a diferença para que ele seja um sucesso. Esse processo envolve diversas etapas, como monitorar o fluxo de caixa, projetar diversos futuros cenários e desenvolver planos de ação. Mas, afinal, como elaborar um planejamento bem estruturado?

Quer saber mais sobre o assunto? Este conteúdo vai explicar o que é um planejamento financeiro empresarial, a sua importância e como essa estratégia deve ser elaborada com a máxima eficiência. Acompanhe a leitura e saiba todos os detalhes!

O que é o planejamento financeiro empresarial?

O planejamento financeiro empresarial consiste no conjunto de ações e procedimentos que permitem a gestão adequada do orçamento de uma empresa. Além disso, essa estratégia também envolve a definição de metas a serem alcançadas em curto, médio e longo prazo, de acordo com os principais objetivos dos gestores.

O planejamento em curto prazo se refere primordialmente à necessidade de obtenção de capital giro. Trata-se de uma quantia utilizada para custear as despesas da rotina da empresa, ou, em longo prazo, para custear os investimentos, como a aquisição de equipamentos para as atividades da organização.

Além disso, o planejamento também deve definir medidas para identificar falhas e corrigir eventuais erros que possam surgir durante as atividades.

O planejamento financeiro envolve alguns fatores, como:

  • controle do fluxo de caixa;
  • análise da gestão orçamentária;
  • análise do DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício);
  • planos de balanço patrimonial;
  • gestão de custos.

Qual é a sua importância?

planejamento financeiro da empresa tem a principal função de projetar as receitas e as despesas de um empreendimento, a fim de ter uma noção maior sobre a real situação de um negócio. Assim, ao elaborar um plano claro e preciso, é possível visualizar, com mais riqueza de detalhes, como anda a situação econômica dos negócios — valor de faturamento esperado, despesas, valor investido, entre outros elementos.

Nesse sentido, o planejamento financeiro garante que a empresa conseguirá se manter ativa e operando no mercado de maneira plena e sustentável. Até porque a continuidade das operações de uma organização depende da existência do capital de giro. Por isso, o planejamento envolve a criação de metas, o acompanhamento de lançamentos e o controle do dinheiro que é direcionado para cada setor.

Aí, entra a importância de os gestores se basearem na emissão de relatórios financeiros contendo dados concretos sobre a situação orçamentária da empresa, por meio da análise dos indicadores de desempenho.

O planejamento financeiro empresarial também abrange o controle sobre as movimentações financeiras, como a capacidade de pagamento, a conclusão de compromissos financeiros, a análise de projeções de compra e venda, o controle sobre os gastos nas atividades, a avaliação do capital de giro e demais recursos disponíveis no caixa etc.

Como elaborar um plano financeiro eficiente?

Conheça algumas técnicas para colocar em prática o planejamento financeiro da empresa.

Analise gastos, custos e recebíveis

O plano envolve a análise do ciclo financeiro da empresa. Trata-se de uma estratégia para otimizar o processo de produção que envolve a compra de um produto ou a prestação de um determinado serviço. Assim, fica mais fácil identificar gargalos que estão gerando desperdícios de recursos.

Registre todas as informações em uma planilha

Todas as operações financeiras devem ser devidamente registradas em uma planilha. Esse método é importante para manter o controle da entrada e da saída de recursos, além de trazer mais segurança para as finanças. Desse modo, o gestor consegue ter uma visão completa sobre o orçamento disponível. Assim, torna-se possível tomar decisões mais acertadas e inteligentes.

Fique de olho nas movimentações financeiras

O ideal é desenvolver um método para registrar e acompanhar todas as operações financeiras que são efetuadas com regularidade, incluindo, aí, o controle sobre as contas a pagar e as contas a receber na empresa. Trata-se de uma forma de gerenciar o capital com mais eficiência e evitar inconsistências na entrada e na saída de recursos. Portanto, não se esqueça de lançar cada nova movimentação financeira. Assim, você terá uma noção maior de como anda a saúde da empresa.

Tenha uma previsão de orçamento

A partir do controle sobre as movimentações financeiras que incidem sobre as operações, torna-se mais fácil elaborar uma previsão sobre o orçamento da empresa. Desse modo, é possível criar projeções sobre a entrada e a saída de recursos do empreendimento com mais exatidão. Assim, as chances de ocorrência de erros e falhas são bem pequenas.

Corte os gastos desnecessários

As despesas supérfluas são uma das maiores inimigas do orçamento das empresas. Nesse sentido, reduzir esses gastos é uma estratégia que traz excelentes resultados no momento de elaborar o planejamento financeiro do seu negócio. Portanto, negocie os insumos com fornecedores, desligue as luzes quando elas não forem usadas, reaproveite o papel etc.

Considere contar com a ajuda de uma consultoria em contabilidade

O planejamento financeiro abrange muitas regras específicas e que podem ser consideradas complexas para uma pessoa que é leiga no assunto — organização do fluxo de caixa, controle do capital de giro, gestão das contas a pagar e a receber, entre outros aspectos.

Nesse sentido, o recomendado é contar com o auxílio de um profissional do ramo da contabilidade, especialmente se a empresa estiver no começo. Afinal, é necessário manter a organização do negócio desde o princípio para que as coisas não se acumulem ao longo do tempo.

Ninguém melhor do que um contador para oferecer todas as orientações financeiras e contábeis do negócio, de acordo com as particularidades do empreendimento, além de elaborar planos eficientes e mais certeiros.

Quais os benefícios do planejamento financeiro?

Confira as vantagens de elaborar um bom planejamento para manter o controle financeiro dentro da sua empresa:

  • maior integração com os dados da empresa (informações sobre fluxo de caixa e DRE, por exemplo);
  • otimização da tomada de decisões;
  • geração de feedbacks mais concretos e específicos.

A criação de um planejamento financeiro empresarial é uma estratégia fundamental para garantir a saúde orçamentária dos negócios. Além disso, é importante acompanhar o desempenho das operações com frequência, a fim de assegurar que tudo está dentro dos conformes.

Tem vontade de elaborar um planejamento de qualidade para a sua empresa? Então, siga-nos nas redes sociais e conheça mais sobre os serviços contábeis oferecidos!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário