Entenda o papel da contabilidade na ampliação de resultados da empresa

4 minutos para ler

O papel da contabilidade nas empresas é fundamental não apenas para manter a conformidade da empresa diante daquilo que dita o regramento fiscal e jurídico, mas também para a garantia da sua permanência no mercado e alcance dos seus resultados. Sendo assim, é essencial que os gestores trabalhem a contabilidade como uma ferramenta importante, capaz de agregar valor ao seu negócio e proporcionar vantagem competitiva.

Neste artigo vamos conhecer mais sobre a importância da contabilidade e de que forma ela contribui para o desenvolvimento e ampliação de resultados das empresas. Curioso? Então acompanhe!

Qual a melhor forma de enxergar a contabilidade?

Antes de prosseguirmos para o estudo da função prática da contabilidade é importante desmitificar alguns pensamentos prejudiciais ao entendimento sobre sua relevância. O primeiro pensamento errôneo trata a contabilidade como um tipo de “inimigo” da empresa, como se ela fosse a responsável por adicionar mais contas e impostos a serem pagos.

Ao contrário do que indica essa forma de pensar o papel da contabilidade é equilibrar as contas da empresa gerenciando adequadamente tais exigências e revelando formas de otimizar os resultados no cumprimento das obrigações legais. Outra forma errada de conceber a contabilidade é tê-la como um simples “mal necessário” para a operação dos negócios.

Apesar, das exigências contábeis serem baseadas em normas legais que impõem pesadas sanções pelo seu descumprimento a contabilidade não pode ser vista apenas como um conjunto de regras a serem cumpridas. Em sua essência a contabilidade atua no monitoramento do patrimônio das organizações ajudando os seus proprietários e responsáveis a geri-la da melhor forma possível para que tenham melhores retornos.

Qual a função da contabilidade para os negócios?

Agora que compreendemos a importância do papel da contabilidade para as empresas, vamos conhecer mais sobre as funções que ela exerce na prática. Confira.

1. Manutenção do controle financeiro

Desde a sua origem a contabilidade tem como finalidade o controle sobre os patrimônio de uma entidade. Isso significa que é por meio dela que os gestores obtêm as informações necessárias para o monitoramento dos seus resultados e encontram subsídios para a tomada de decisões. As demonstrações contábeis revelam o fluxo dos recursos de um período e demonstram de maneira simples e objetiva, qual a saúde financeira de uma empresa.

Além de funcionar como uma fonte de dados para as decisões internas, os registros, documentos e informativos gerados a partir da contabilidade também irão fornecer indicadores relevantes para avaliação de terceiros como bancos, governos, investidores e demais agentes interessados.

2. Garantia de segurança jurídica

A conformidade legal impacta na avaliação sobre o nível de segurança de uma entidade. Por isso, é importante que os gestores consigam compreender a relevância de se manter em dia com as obrigações impostas às empresas. Por mais complicadas que essas exigências sejam, não é possível ignorá-las e o seu não cumprimento pode gerar sanções pesadas como multas e até mesmo o impedimento das operações.

Como exemplo podemos citar os casos onde existem erros no cumprimento das obrigações sobre a folha de pagamento dos funcionários que acabam levando a processos trabalhistas contra a empresa. Logo, é função da contabilidade zelar pelo cumprimento legal e indicar os melhores passos a serem tomados pelos empreendedores nesses sentido. 

3. Adequação às exigências legais

Somente a contabilidade é capaz de garantir a conformidade da empresa diante das obrigações legais impostas pelo poder público em suas esferas municipal, estadual e municipal. Isso significa que as demonstrações contábeis obrigatórias, o controle sobre o pagamento de tributos e outros só são possíveis de serem executadas mediante o auxílio de um profissional contábil. O papel consultivo do contador também é fundamental para avaliar as necessidades da empresa e recomendar as melhores ações em cada caso.

Por fim, é importante reforçar que ao contrário do que alguns possam imaginar a contabilidade atua como uma parceira para o crescimento dos resultados e da redução dos custos envolvidos na operação do negócio. Portanto, mais do que apenas garantir o cumprimento das normas fiscais e tributárias, o papel da contabilidade também é indicar o caminho mais vantajoso proporcionando a maximização do retorno dos ativos investidos no empreendimento.

Gostou do artigo? Já consegue visualizar a importância e o papel da contabilidade para os seus resultados? Quer saber mais sobre como usufruir dos melhores serviços de contábeis em sua empresa? Então entre em contato conosco agora mesmo. Estamos prontos para atendê-lo.

Você também pode gostar

Deixe um comentário