Descubra o que é BPO financeiro e os seus benefícios

6 minutos para ler

Se você chegou até este conteúdo procurando saber o que é BPO financeiro, certamente já deve ter percebido que no meio do empreendedorismo, é muito comum ter dúvidas em relação à gestão fiscais e das finanças de uma empresa, não é verdade?

O fato é que quando se tratam de questões tributárias, uma simples falha de preenchimento ou um pagamento de imposto errado pode causar sérias complicações para a empresa, gerando prejuízos como multas, sanções e até mesmo a possibilidade de cair no radar do Fisco.

Sendo assim, é imprescindível contar com os serviços contábeis de profissionais especializados. Portanto, neste conteúdo, mostraremos o que você precisa saber sobre o BPO financeiro, que tipos de serviços ele oferece e quais as suas vantagens. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura do conteúdo para conferir!

O que é BPO financeiro?

Business Process Outsourcing, ou BPO, como é mais conhecido, é o termo utilizado para os serviços de terceirização de tarefas e processos internos de uma empresa. Apesar de abranger outros departamentos, normalmente nos deparamos com o uso da expressão quando se tratam de aspectos do setor financeiro.

Em outras palavras, BPO financeiro é quando uma organização contrata outra empresa especializada para cuidar de suas questões contábeis, para que os fluxos operacionais possam ser garantidos e executados com mais eficiência.

Isso tem se tornado cada vez mais frequente com o decorrer dos anos. Negócios de variados portes e segmentos do mercado optam por essa alternativa para otimizar a produtividade e impulsionar a lucratividade, ao mesmo tempo que reduzem diversos custos operacionais.

Uma das consequências positivas de contar com esse tipo de negócio é que a empresa pode se dedicar ao core businnes, isto é, focar em aspectos mais relevantes, como a qualidade do atendimento ao cliente e o aprimoramento de seus produtos ou serviços.

Resumindo este tópico sobre o que é BPO financeiro, a terceirização de serviços contábeis aumenta a chance de sobrevivência do empreendimento, pois segundo o SEBRAE, um dos principais fatores que leva mais de 42% das organizações a encerrarem suas atividades é a dificuldade de gestão financeira.

Quais são os serviços oferecidos?

Podemos afirmar que praticamente qualquer atividade da empresa pode ser terceirizada por um BPO especializado. Entre os processos mais comumente utilizados, estão:

  • gestão de indicadores — desenvolvimento de métricas para mensurar e acompanhar o desempenho financeiro da empresa;
  • conciliação bancária — análise de registros de entrada e saída, saldos bancários, etc;
  • análise de crédito — avaliação de crédito para realização de negócios e investimentos e extração de posição negativa em órgãos fiscalizadores;
  • contas a pagar — gestão do pagamento de funcionários, fornecedores, contas de consumo, entre outras;
  • contas a receber — gestão e atualização das posições de recebimento futuros, controle de cobranças, manutenção do fluxo de caixa;
  • elaboração do fluxo de caixa — gestão das provisões de desembolsos;
  • emissão de documentos fiscais — emissão de boletos, faturamento de vendas e contratos e confirmação de recebimento de documentos.

Obviamente, a lista não se limita somente aos itens citados, podendo se abranger ao orçamento empresarial e à controladoria, apesar do fato de que é comum que essas atividades sejam realizadas pelas equipes internas, devido à interação com a execução do planejamento estratégico.

Quais são os benefícios do BPO financeiro?

Ao optar por utilizar serviços de BPO financeiro em sua organização, você poderá contar com a otimização de diversos aspectos relacionados à gestão. Consequentemente, os resultados serão potencializados.

Por outro lado, os profissionais também podem cuidar da administração orçamentária do negócio, com a finalidade de projetar cenários futuros e identificar, por exemplo, áreas de atuação, diversificação de produtos e até mesmo oportunidades de investimento.

Desse modo, fica claro que o BPO financeiro está muito além do ato de gerenciar tarefas operacionais e contábeis cotidianas. A realidade, é que esse modal de terceirização tem um foco estratégico muito importante, que ajuda o empresário a tomar decisões do dia a dia do negócio. Fica a critério do gestor decidir em que direções os esforços serão aplicados para garantir um crescimento sustentável para a empresa.

Com base em tudo o que foi dito, podemos citar as principais vantagens do BPO financeiro como:

  • controle de pagamentos e recebimentos de maneira equilibrada em relação ao caixa;
  • adoração de melhores práticas e ferramentas estruturadas sem necessitar da contratação de mais profissionais na equipe;
  • rápida liberação de recursos para capital de giro;
  • melhoria no ambiente de governança e controle por causa da existência de departamentos executores e aprovadores;
  • redução da inadimplência por causa da implantação de políticas de cobrança mais eficientes;
  • redução dos problemas provenientes da contratação e gerenciamento de pessoas;
  • diminuição dos custos trabalhistas com setores que não integram o core business da empresa, o que permite que a demanda seja atendida à medida que a organização cresce;
  • liberação dos colaboradores-chave para realizar funções estratégicas;
  • diminuição dos custos operacionais por conta da automação de processos e padronização das rotinas operacionais;
  • monitoramento contínuo com geração de relatórios e métricas para mensurar a performance das áreas da empresa, com a finalidade de identificar questões que necessitem de ajustes;
  • melhoria da qualidade das informações e aprimoramento da estrutura da empresa;
  • automação dos processo de gestão, já que a empresa compreende a ligação entre recursos, objetivos e capacidade produtiva, o que reduz os riscos, aumenta a produtividade e eleva os lucros;
  • redução no índice de erros e falhas humanas.

Por que é importante ter cuidado na hora de contratar um serviço de BPO financeiro?

Para finalizarmos, vale a pena mencionar que é preciso tomar certos cuidados antes de contratar uma empresa que fará o BPO financeiro de seu negócio. Primeiramente, certifique-se da idoneidade do prestador de serviço. Verifique também se ele é capaz de entregar o que promete, agregando valor e produtividade à sua companhia.

Para isso, consulte sua carteira de clientes, pegue referências e procure saber sobre sua imagem e credibilidade no mercado, pois quando se trata da área contábil, todo cuidado é pouco.

Como você pôde concluir neste conteúdo sobre o que é BPO financeiro, essa estratégia tem potencializado resultados de organizações de todos os portes e segmentos do mercado. O fato de uma das áreas mais complexas da empresa ficarem sob cuidados de profissionais experientes, gera uma série de benefícios imensuráveis.

Este artigo foi útil para você? Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio? Então entre em contato para conhecer nossas soluções!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário