Qual a importância e como fazer a apuração de resultados da empresa?

4 minutos para ler

Quando falamos em apuração de resultados, logo pensamos no contador. Obviamente, esse processo é algo que requer o conhecimento de um profissional especializado no assunto, mas você, empreendedor, sabe quais informações consegue retirar dessa demonstração?

Além de ser uma prática obrigatória no ramo contábil, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), é essencial para a gestão financeira dos negócios, pois ela mostrará se todas as ações aplicadas no empreendimento estão gerando os números esperados.

Para que você entenda de uma vez por todas a importância da apuração de resultados no dia a dia das empresas, leia este post e confira!

O que é a apuração de resultados?

Simplificadamente, fazer a apuração de resultados significa mensurar se a empresa está obtendo lucro ou prejuízo no final do período especificado. Com isso, ela se torna imprescindível na gestão econômica financeira dos negócios, pois os indicadores dessa demonstração serão o embasamento para as estratégias futuras, assim mantendo ou recuperando a saúde financeira do empreendimento.

De nada adianta aplicar diversas ações voltadas para a fomentação dos resultados se esses números não são medidos. Por esse motivo, não negligencie essa prática. Ela é determinante para os gestores que querem alcançar o sucesso.

Como realizar a apuração de resultados?

Basicamente, para montar o relatório da apuração é preciso utilizar as contas de receitas, custos e despesas, também conhecidas como contas de resultados. Contabilmente, a apuração do resultado é apresentada anualmente com os demais demonstrativos contábeis obrigatórios para a maioria das empresas. Neles, são apresentados os números contábeis do exercício.

Entretanto, para fins gerenciais, é essencial que o gestor estipule qual período pretende analisar. Uma vez que cada empreendimento apresenta suas particularidades, esse relatório deve ser voltado para as necessidades de cada empresa.

A partir do período estipulado, são elencadas todas as contas de receitas que estão diretamente ligadas às vendas e à prestação de serviços. Depois, são mensuradas as contas que envolvem os custos e as despesas.

Em situações em que o saldo seja positivo, isso significa que a empresa trabalha com o lucro. Quando os custos e despesas são maiores que a soma das entradas do período, isso demonstra que o empreendimento trabalha com saldo negativo. Assim, caso a empresa não tenha uma boa estrutura financeira, em longo tempo o negócio pode começar a sofrer com a falta de capital de giro, obrigando aos gestores a recorrerem a empréstimos e financiamentos.

Qual a importância da apuração de resultados?

Como mencionado, toda atividade empresarial deve ser acompanhada para saber identificar se o rumo tomado é o projetado. Em posse de informações confiáveis, é possível rever o planejamento do negócio e alterar as diretrizes conforme as projeções identificadas.

É por meio da apuração de resultados que tal diagnóstico é possível. Aquela velha máxima que apenas o saldo de caixa é importante já não é mais o suficiente para manter um negócio ativo. É fundamental compreender quais produtos estão apresentando um maior índice de lucro, quais custos e despesas são o gargalo da empresa etc. A partir disso, deve-se criar ações que fomentem e tornem o empreendimento cada vez mais competitivo.

Como é comum na grande maioria das empresas, os gestores desempenham um número elevado de atividades. Consequentemente, garantir uma análise aprofundada dos dados requer o acompanhamento de um profissional qualificado que se torne o braço direito dos empreendedores, auxiliando assim na tomada de decisão.

Como podemos perceber, a apuração de resultados é uma ferramenta fundamental dentro de uma empresa, por isso ela não deve ser deixada de lado. A First Contabilidade conta com profissionais de excelência que auxiliarão no crescimento do seu negócio.

Agora que você sabe a importância da apuração de resultados, entre em contato conosco e assegure o controle financeiro do seu empreendimento!

Você também pode gostar

Deixe um comentário